12 de nov. de 2012

Sem Palheta - Aurea canta Coldplay na RFM



Nestes momentos, ser português, é um enorme motivo de orgulho! Parabéns Aurea e Rfm!

A primeira Árvore de Natal 2012


A primeira Árvore de Natal que vi, foi na passada 5ªfeira em S.João da Madeira...e como estava com a máquina fotográfica, não resisti e tirei as primeiras fotografias alusivas ao Natal...por sinal, à primeira Árvore que vi este ano...
Mas, não me parece Natal...nem para mim nem para a maioria das pessoas que conheço...escusado será dizer porquê, o que todos sabem!
Em época de crise, com o clima que vive o nosso país e tantas famílias que ficaram desestruturadas com tanto desemprego, etc...o Natal é uma época que se tornou a ânsia do material esquecendo há muito, o verdadeiro e real sentido...a parte do nascimento de Jesus, o Salvador, época de celebração e reflexão...inadiável, que as pessoas abandonem tanto consumismo e coloquem os valores mais nobres em evidência, o amor, a amizade, a união, a dedicação à família, as tradições simples (que estão a morrer...) que não custam dinheiro...pequenas atitudes, disponibilidade de tempo, gestos que fazem toda a diferença, numa sociedade que não pára para reflectir na sua acção...
Receber um presente, não é nem nunca foi, o mais importante...ainda há crianças que não sabem que o dia 25 de Dezembro é o aniversário de Jesus, isto sim, é o mais importante de explicar e celebrar com miudos e graúdos...
Essencial, é criar um ambiente de paz e de serenidade, para termos um Natal cheio do que não existe à venda em nenhum Hipermercado, Outlet, lojas, nem em nenhuma mega promoção...deverá existir em grandes quantidades, dentro do nosso coração para podermos dar aos outros, o que temos de melhor, os nossos valores e manifestá-los diariamente!
Não se esqueçam...apesar de se decorar uma árvore nesta altura do ano, etc...o Natal é todos os dias!





Boa noite e Boa semana!






A árvore mais bonita do mundo!

Diospireiro, Diospyros Kaki (Ebenaceae)

Bem dita a hora, que o Sr. Costa se lembrou de plantar esta árvore dos deuses, na horta cá de casa...sim, porque é um dos meus frutos preferidos...pena só termos este fruto de Outubro a Dezembro!

 

"O dióspiro ou caqui é um fruto tropical, de cor mais ou menos alaranjada, com a pele lisa e um sabor muito doce. Consome-se como fruta fresca, embora se possa utilizar no fabrico de pasteis ou marmeladas. É uma fonte importante de vitaminas A e C.
Consomem-se sobretudo três espécies de dióspiro, a da China, a do Japão e a da Virgínia. As variedades tradicionais eram adstringentes, mas nas novas esta característica foi eliminada, em menor ou maior medida.
De um modo geral consome-se como fruta fresca. Deve-se consumir quando está mole, com a pele transparente, pelo que se come com colher. Também se pode comer desidratado ou sob a forma de pudins, pasteis ou marmeladas.
A sua importância nutritiva reside sobretudo na sua riqueza em vitaminas, sobretudo A e C. Também fornece pequenas quantidades de vitaminas B1, B2 e B3."

 http://www.fotosantesedepois.com/2010/06/02/diospiro-caqui/

 

"Rico em vitaminas A, B1 e B2, o dióspiro traz benefícios à pele, ao cabelo e à visão. Além de melhorar o sistema nervoso, esta fruta é ótima para o sistema digestivo, pois a quantidade de fibras insolúveis que contém é bem alta, o que favorece o trânsito intestinal, beneficiando pessoas com prisão de ventre. Todas as variedades de dióspiro têm praticamente os mesmos benefícios nutricionais e atuam na prevenção de dois tipos de cancros: o de intestino, devido às fibras; e o da próstata, devido às propriedades do licopeno, também presente nesta fruta."

 Folha de Portugal