17 de nov. de 2012

Assaltaram-me...



...vejam a quantidade de coisas,
que hoje me assaltou, o pensamento!

Sabe a diferença entre actividade física e exercício físico?



Ausentei-me um pouco nos ultimos dias...mas a verdade, é que estes momentos também são necessários, desligar um pouco do mundo virtual...o que, não é sinónimo, de me esquecer do compromisso, com a "Querida Crise"...sim, porque sou uma mulher de palavra...coisa que, nos dias que correm o dar a palavra, já não é o que era! Ou melhor, o cumprir o que se diz, é cada vez mais difícil...mas tento, dentro do possível, cumprir este compromisso...mas desde 3 Outubro, dei-me conta que apenas me ausentei uns 3 / 4 dias mais ao menos...ou seja, não tenho tirado, as 2 folgas semanais a que tenho direito :-)...mas "quem corre por gosto não cansa"!
Nos ultimos dias, andei ocupada, o que é bom sinal...hoje tive de tirar a manhã, para pôr em dia as minhas tarefas e obrigações domésticas...diga-se de passagem, que a manhã foi bem produtiva, consegui fazer muita coisa...algumas já queria ter tido oportunidade de fazer e andava sempre adiar...e com sol, eu "funciono" muito melhor...vi o que era necessário fazer, organizei-me e levei a eito...comecei eram 9h30, quando parei e olhei para o relógio era já meio dia...mas ainda não tinha tudo terminado, continuei e consegui fazer tudo o que era necessário! É uma sensação óptima, estipularmos uma série de objectivos e conseguirmos concretizá-los! Faz-nos sentir bem...e hoje sinto-me assim!
Em simultâneo, fiz um autêntico treino, em que os locais da casa por onde ia passando, era como se do ginásio se tratasse...o aquecimento começou pela aspiração do chão...o grupo muscular que mais trabalhei no geral foram os braços...ora de pé, ora de joelhos a limpar a alcatifa (uma autêntica aula de MIB)...depois passei para a parte dos vidros, móveis, madeiras, portas, etc, uma autêntica aula de body combat, com um ligeiro ajuste nos movimentos...
Escusado será dizer, que transpirei "em bica", tal qual acontece quando vou treinar para o ginásio! Daí considero, que para além do meu dever doméstico cumprido, cumpri também o meu treino físico diário!
Recomenda-se, a quem não tem pachorra para ir ao ginásio, dedique-se a limpar minuciosamente todas as partes do interior de uma casa...perderão com certeza as mesmas calorias, que perderiam a fazer exercício, num outro local!
Para quem não sabe, este tipo de tarefa que fazemos em casa não é considerado "exercício físico", mas sim, "actividade física", deixo-vos aqui um esclarecimento da diferença existente, espero com isso ajudar e dar algumas dicas, para poderem aplicar no vosso dia-a-dia...

"A atividade física é entendida como todo movimento produzido pelos músculos esqueléticos com gasto energético acima dos níveis de repouso. Ou seja, todo movimento que realizamos no dia a dia, como: nadar, lavar o carro, passear com o cachorro, varrer a calçada, brincar, entre outros.
 Já os exercícios físicos são considerados como uma seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada e com um determinado objetivo a ser atingido. Por exemplo: um passeio ao ar livre é considerado uma atividade física, enquanto uma caminhada orientada é um exercício físico, já que possui um determinado planejamento, como a intensidade e a duração e o objetivo, que pode ser a queima de gordura. Ambos trazem diversos benefícios para a saúde, como o controle do peso corporal, perda de gordura, diminuição da pressão arterial, redução do estresse, além de prevenir doenças como as cardiovasculares e o diabetes desde que seja realizado regularmente.
Uma pessoa para ser considerada ativa e alcançar esses benefícios precisam de no mínimo 150 minutos de atividade física por semana, seja de forma contínua ou intercalada. O mais indicado é que seja realizado 30 minutos, 5 vezes por semana, ou 3 dias na semana com sessões de 50 minutos. Procure atingir intensidades moderadas para alcançar melhores benefícios.
 Contudo, esse tempo semanal é insuficiente para provocar mudanças na aptidão física e na composição corporal, sendo necessário progredir para 200 a 300 minutos. Para esses objetivos são aconselhados programas de exercícios físicos formais (elaborados por profissionais), com incremento das atividades físicas.
Um programa regular de exercícios físicos deve possuir pelo menos três componentes: aeróbico (caminhadas, corrida, ginástica), resistido (musculação) e flexibilidade (alongamentos), variando a ênfase em cada um de acordo com a condição clínica e os objetivos de cada indivíduo.
     É essencial procurar atividades que lhe dê prazer para evitar começar a atividade e parar após algum tempo, pois uma semana sem exercícios já é o suficiente para provocar mudanças negativas na composição corporal e na aptidão física."



Excelente Fim de Semana!