18 de nov. de 2012

Exercício físico aumenta QI

Um dos meus feed notícias do facebook é a Revista "Pais & Filhos", onde  noutro dia encontrei um artigo, por sinal, bastante interessante! Aproveito para partilhar com vocês, baseia-se num estudo realizado, sobre o exercício físico e os seus benefícios!


"Praticar regularmente exercício físico não só faz bem ao coração como aumenta as funções cognitivas, revela um novo estudo divulgado pelo “Diário Digital”. Martin Juneau, diretor do departamento de prevenção do Montreal Heart Institute, reuniu adultos sedentários e pô-los a fazerem um treino regular de atividades físicas durante quatro meses. No final do estudo, as suas funções cognitivas – a habilidade para pensar, memorizar e tomar decisões rápidas – melhoraram significativamente.
“Se falarmos com pessoas que praticam exercícios regularmente, eles dizem que se sentem mais alertas, mas espertos. Agora, encontramos uma forma de medi-lo”, afirmou o médico. A circulação sanguínea para o cérebro aumenta com o exercício e quanto mais em forma se estiver mais este fenómeno se observa.
O estudo, apresentado no Congresso Cardiovascular no Canadá, foi realizado em adultos com uma média de idade de 49 anos que eram sedentários e apresentavam excesso de peso. Juneau e a sua equipa mediram as funções cognitivas com equipamentos neurofisiológicos bem como a sua composição física, o fluxo sanguíneo para o cérebro, os batimentos cardíacos e a tolerância aos exercícios propostos. Os voluntários iniciaram uma rotina bi-semanal que incluía exercícios em bicicleta e ginásio. Após quatro meses, o seu peso, índice de massa corporal e perímetro abdominal diminuiu. Entretanto, a capacidade para tolerar exercícios físicos aumentou em 15 por cento.
Mas mais estimulante que isso, segundo Juneau, foi verificar que as capacidades cognitivas também haviam aumentado. Essencialmente, constatou-se que quanto mais os voluntários praticavam exercício, mais peso perdiam e mais inteligentes se tornavam.
“Há muitos benefícios decorrentes da prática de exercício físico – sabemos que nos faz sentir melhor. E verificou-se que também ajuda a pensar melhor”, concluiu."



O Poder dos Comportamentos Positivos!

 
 
As conquistas nascem na imaginação!
Tudo na vida depende de nós e das nossas escolhas!
Acredite em você!
Faça a sua parte!

"Preguiçar"

Lourosa, 18 de Novembro de 2012
10:00 / 10:44
Sol, Céu azul,
sem uma única nuvem!

Querida Crise,


...mal acordo, vejo as horas e em seguida, fico a "preguiçar"...estico-me toda, para sentir bem o corpo...faço alguns alongamentos, ainda deitada, mesmo por baixo dos quilos de roupa, que tenho por cima de mim..."preguiço" para um lado e para o outro...também gosto mal acordo, de saber o tempo que faz...pois vai ser determinante, para terminar de acordar e definir a minha disposiçao /humor...ainda zombie fui à casa de banho, diz a minha mãe com quem me cruzei no caminho..."estás cheia de calor" ...até ali só a consegui observar como se tivesse apenas um olho "de pirata"...por acaso, acordei sem frio...pudera, com tanta roupa em cima de mim...estive uns bons 30minutos a alongar, processar, e alongar mais uma vez ...e de repente, deixei de conseguir pensar, fosse no que fosse ...fui interrompida pela famosa e interminável sinfonia do motor de pressão (quem é assíduo do blogue sabe do que falo)...juro-vos, que me comprometi gravar o som que emite este intruso com ruido monstruoso, que sai todos os dias, do piso onde fica de imediato o telhado...não, não é o Pai, nem a Mãe Natal, já confirmei...aliás, esses têem um lugar privativo para o seu trenó voador, que ocupa o telhado...mas nos últimos anos essa visita tem sido de médico e o saco é grande mas muito leve...acabei de virar de lado e alguém acabou de desligar o monstro ensurdecedor...engracado, agora não consigo pensar em silêncio...acho que o meu cérebro está a ficar baralhado...não é para menos, depois da injecção que levo com a famosa sinfonia mal acordo...acho que é por isso também que me dói um ouvido e tenho um olho "constipado" = alagado em água ....o ser humano é mt complexo...acho que já acordei, ao fim de 44minutos, a preguiçar...pelo menos, já sinto todos os membros do corpo, já não tenho a visão turva, os ouvidos estão operacionais... acabaram de fechar com força uma porta...o nariz já despertou...e acho que estou com fome...sinal para saltar da cama definitivamente e agora sim, com energia a 200%...apetece-me, para além de comer, abrir a persiana e sentir o sol invadir o quarto...ligar a música bem ritmada, para estimular a dança...para o cenário ficar completo, faltam aqui as minhas sobrinhas...aí sim, era um acordar, para "partir tudo" :-)

Descobri que afinal a palavra "preguiçar" existe, vejamos o que significa:

 "Dar-se à preguiça, mandriar, vadiar, espreguiçar-se, fazer com preguiça, haver-se com preguiça em..."



"A preguiça é algo que pode ser combatido e pode ter motivações psicológicas e fisiológicas."



Bom Domingo!


Bom Domingo de sol!

Uma doce e mágica noite!