20 de nov. de 2012

O 3° andar!

S.João da Madeira, 20 de Novembro de 2012
Padaria Corôa d'Ouro
18:00

Querida Crise,


O meu dia, ainda está a uma distância de 5horas de terminar, falta a aula de Espanhol! Agora a frequentar, a continuação do curso tirado, no mês passado!
No curso da tarde, tenho aprendido mais do que imaginava...a designação da acção "Comunicação Interpessoal", à partida remete-nos para um tema básico, uma vez que, a comunicação é utilizada por todos realmente, o que não quer dizer que o façamos da forma mais correcta...e contrariamente, ao que se pensa inicialmente, há muito a aprender sobre este tema...desengane-se quem pensa o contrário!
Hoje, continuamos a falar dos estilos comunicacionais, particularidades, vantagens, sinais, causas e consequências...achei bastante curiosa a parte, em que fizemos um exercício de auto-diagnóstico, para aferirmos qual ou quais os estilos comunicacionais que usamos com mais frequência na nossa comunicação! Fiquei a saber que utilizo mais o estilo agressivo e assertivo, embora seja uma mera referência, não conclusiva, conforme fez questão de referir a nossa "mestre Olívia" :-) !
Como a nossa formadora, é da área da Psicologia, não resistimos à tentação de a questionarmos ou comentarmos sobre situações da sua área de formação de base...temos uma colega com umas intervenções engraçadas, que diz adorar fazer psicoterapia e que se pudesse todos os dias gostava de ter oportunidade de pôr em prática a mesma como paciente! Hoje, essa mesma colega, que costuma ter umas saídas engraçadas pela espontaneidade com que o faz, ao referirmos problemas do foro psicológico / psicossomáticos, etc...achei o máximo, quando mencionou que o nosso "3° andar" = psíquico, é que manda em tudo, o que não deixa de ser verdade...mas a forma, como verbalizou foi mesmo caricata, o que provocou uma gargalhada geral...e depois houve comentários do género, o que será então o 1° e o 2° andares? uma colega das medicinas alternativas, referiu 1°andar como sendo os pés, etc...ninguém conseguiu ficar indiferente ao que ouviu...foi sem dúvida, uma conversa muito interessante e divertida! Concluindo, o ser humano é muito mais complexo do que pensa e parece...mesmo que, estejamos falando apenas ao nível da comunicação! A forma como dizemos as coisas, faz ou não toda a diferença...nunca esquecendo, que a mensagem, depende sempre, da interpretação do "nosso" receptor! Continuação de um bom final de tarde, comuniquem muito e caprichem na forma como o fazem ;-) .

Frase da semana...

 
Obrigada, pela participação à leitora MP, na sugestão da frase da semana ;-)!