18 de jan. de 2013

Um verdadeiro conto de fadas!

Anne Geddes, desde cedo significou para mim, uma enorme referência (colecionava postais dela e tudo o que lhe dizia respeito desde os meus 18 anos). Pela sensibilidade, originalidade e simplicidade, que transmite nos suas trabalhos de fotografia. Tive a curiosidade de pesquisar e descobrir, quem é ela, de onde vem e como surgiu o seu trabalho...partilho com vocês!

 

  Anne Geddes, a fotógrafa dos bebés

 

"Anne, nasceu em Queensland, na Austrália, em 13 de setembro de 1956, a terceira filha da família. Criada no norte de Queensland, na Austrália. Elas passavam o tempo andando a cavalo, e nadando no riacho. 
Anne, tem na sua memória o dia em que descobriu que seria fotógrafa, ela tinha sete ou oito anos de idade e num dia ensolarado, muito quente, disse à mãe que havia algo que precisava fazer e a mãe que estava pendurando a roupa no varal casualmente, respondeu que ela deveria correr e jogar, mas Anne disse: "Não é isso que eu quero dizer." Foi um momento de clareza absoluta de Anne, uma premonição da crença profunda de que se tornaria a sua paixão e trabalho da sua vida.

Crescendo, ela debruçava-se sobre revistas como a National Geographic e a Vida (sua favorita), e admirava o valor, colocados na força e na qualidade das fotografias. Ela amava as imagens de pessoas e lembra que era fascinada, pela noção de uma única imagem capturar um momento exato no tempo, que jamais poderia ser repetido. 

Aos 17 anos, Anne começou a trabalhar numa cadeia de hotéis de turismo na Nova Zelândia, viajou ao exterior pela primeira vez. Para gravar as suas aventuras do dia-a-dia, ela começou a, literalmente,  tirar centenas de fotografias, observando e aprendendo a apreciar as diferentes qualidades de luz natural. Quando ela tinha 22 anos, Anne abriu e fechou uma loja de roupas de varejo de pequeno porte, Daddy Long Legs e foi contratada como secretária em uma emissora de televisão local em Brisbane, Austrália, movendo-se para um cenário onde um meio visual estava na vanguarda. Ela prosperou no meio, concentrando a sua criatividade e também conheceu  Kel Geddes, diretor de programação da emissora. Anne e Kel casaram-se em Hong Kong em 1983. 


Em Hong Kong, re-avaliando suas opções de carreira, ela teve que abandonar o seu emprego em marketing e publicidade, de uma grande cadeia de lojas de departamento em Queensland, Austrália. Anne decidiu juntar esforços para estabelecer um  pequeno negócio de retratos, fotografando os vizinhos e os amigos e suas crianças, ela fotógrafa, na casa das pessoas, jardins ou parques locais. Ela colocou um aviso escrito à mão, para o conselho da comunidade em um supermercado e, aos poucos, as chamadas começaram aparecer.

Após dois anos, em Hong Kong, durante o qual ela construiu um portfólio bastante extenso, Anne e Kel voltaram a Sydney, na Austrália, e deram boas-vindas à sua primeira filha  Stephanie em 1984 . Começou a trabalhar dentro da residência da família e criou seu primeiro cartão de férias fotográfica para a sua família, entregou este cartão para amigos e logo após, pode fazer o  lançamento de seu pequeno negócio de cartões de saudação personalizada. Como a carreira Kel de televisão continuou a avançar, a família mudou-se para Melbourne, na Austrália, em 1986. 

Em Melbourne, Anne montou seu primeiro estúdio, recuperando uma antiga garagem atrás de seu jardim. Foi ali que Anne desenvolveu o seu interesse, em trabalhar num ambiente de estúdio. Ela também entrou na sua primeira competição fotográfica e ficou em segundo lugar.  A segunda filha de Anne e Kel, nasceu Kelly  em Melbourne, em 1986. A família  mudou-se para Auckland, Nova Zelândia, quando Kel, foi contratado para lançar a primeira rede de televisão independente no país.

Em 1988, a imagem de Gemma, uma menina pequena em um tutu, feita por Anne no seu estúdio em Melbourne, tornou-se a primeira fotografia publicada, aparecendo numa revista local em Auckland. Despertando um interesse muito diferente do retrato que era feito na época. Depois de uma experiência ("angustiante", nas palavras dela) de curto prazo  como fotógrafa de casamento, Anne decidiu especializar-se em retratos de crianças, trabalhar em seu pequeno estúdio em Auckland. 

Os negócios Anne retrato foram prosperando e, em 1990, ela decidiu ter um dia por mês para explorar suas inspirações e criar uma imagem apenas para si mesma. A primeira e segunda destes brotos pessoais eram "Joshua" e "Rhys Grant", gêmeos que se tornaram conhecido como "Repolho Kids", uma das suas fotografias mais reconhecidas em todo o mundo. 

Em 1992, Kel deixou sua carreira de sucesso como presidente da rede, da Programação do Canal 10 da Austrália e se tornou parceiro de negócios da Anne, e a primeira  coleção de cartões Anne Geddes foi introduzida na Nova Zelândia, tornando-se um sucesso instantâneo. Anne foi a primeira colocada em duas seções a AGFA Photokina, na Alemanha, entre outros prêmios e elogios. Foi esse nível de reconhecimento profissional, juntamente com um pedido para ajudar a angariar dinheiro para a prevenção do abuso de crianças, e para o sucesso dos cartões de Anne, que levou a pensar em produzir um calendário.

Foram  dez anos entre o momento de fotograr bebês de amigos em Hong Kong e da publicação do primeiro calendário de Anne Geddes, publicado na Nova Zelândia em 1992. Quando ela foi abordada sobre uma maior sensibilização para a prevenção do abuso de criança, Anne recordou a sombra de sua própria infância emocionalmente estéril, esta primeira oportunidade de alcançar um público mais amplo com suas imagens caminham lado a lado com o seu desejo de ajudar os outros e do apoio as crianças, os mais vulneráveis ??na nossa sociedade. Anne e Kel foram incapazes de atrair um editor e distribuidor, eles venderam o calendário porta-a-porta na parte de trás do seu carro e nos pontos de armazenamento fotográficos, o que reuniu mais de 20.000 dólares para ajudar a prevenir o abuso infantil e negligência. Suas doações serviram de base para que mais tarde criar a  entidade sem fins lucrativos Geddes Filantrópicas Trust. 

Anne e Kel deram um salto de fé para publicar seu segundo calendário, disponível em 1993 na Nova Zelândia e Austrália. Eles venderam sua casa na Nova Zelândia e, confiante de que poderia arriscar tudo, mesmo com as duas meninas pequenas. Investiram todas suas economias da vida para a auto-publicação de 20.000 exemplares na Austrália, o calendário foi vendido dentro de três semanas. Usando os lucros, eles imprimiram mais 20.000 exemplares, o que também foi esgotada. Logo depois, eles receberam um telefonema de uma editora interessada. Anne calendários continuam a ser extremamente bem sucedido. O lado caritativo da vida de Anne e Kel é estendido para incluir as doações de todos os produtos vendidos sob o nome de Anne Geddes. 


Um dia, Anne e Kel estavam lendo histórias para dormir cheio de personagens de fantasia para seus jovens, e Anne começou a vislumbrar um conto de fadas contadas através da fotografia, o início de seu primeiro livro de grande formato, Down in the Garden, publicado em 1996 e levou a primeira aparição de Anne no "The Oprah Winfrey Show". Oprah conversa com Anne e sua apreciação entusiasta da Anne  pelo imaginário . Down in the Garden tomou o mundo de assalto e recebeu aclamação internacional ampla como o mundo se apaixonou por Anne e sua imagem distintiva.

Contribuindo sua perícia em outra mídia visual, Anne dirigiu dois comerciais de TV inspirada suas imagens para um varejista líder nos EUA em 1997. Atingiu o público de transmissão extensas nacional os EUA, seu trabalho neste campo ganhou Gold Awards de Melhor Anúncios de varejo no Prêmio Anual de apresentações de varejo. 

Sua arte continuou a  se desenvolver e Anne explorou novas expressões de sua profunda convicção de que devemos proteger, cuidar e amar todas as crianças. Em 1998, ela e Kel formalmente fundaram a Geddes Filantrópicas Trust e inaugurou o primeiro Geddes Clube, um programa para financiar um médico dedicado ao  tratamento e investigação de abuso infantil e negligência, neste caso no Hospital Infantil de Westmead, em Sydney, Austrália. 


Prémios e distinções, como o prestigiado Kodak Fotobuchpreis, continuou a reconhecer-lhe novas obras e realizações, incluindo seu best-seller internacional calendários e livros.

O livro de Anne de 1998 até agora, foi  impresso em oito idiomas, incluído o seu, sofisticado estudo em preto e branco, revelando sua criatividade e originalidade. Ela embarcou em sua turnê internacional pelo seu primeiro livro, e sentou-se com a revista top, jornais, e os entrevistadores da televisão, que levou suas imagens para novos públicos e expandir em diversos países. Suas fotografias se tornaram ícones clássicos celebra a beleza, pureza, vulnerabilidade, e a preciosidade das crianças. Até agora, juntamente com seus títulos anteriores, entre eles Meus primeiros cinco anos e Pensamentos Little Love continuou a ser vendidos, e em 2000, mais de 14 milhões de livros de Anne Geddes foram vendidos em todo o mundo.

Refletindo seus anos de experiência com os bebês e suas conversas com mais de 2.000 mães e vendo como as mães lutavam com roupas em seu ateliê Auckland, Ana concebeu uma coleção elegante e intemporal de roupas e acessórios para bebês. Fabricado com o conforto do bebê, Anne Geddes Baby foi introduzido em 2001. Anne Geddes Baby estão disponíveis no site Anne's Web.

Em rápida sucessão, Anne lançou dois livros best-seller internacional. Cinco anos na fatura e lançado simultaneamente na Europa e os EUA em 2002,  PURE foi uma declaração impressionante visual dos novos rumos Anne estava perseguindo em cores e fotografia em preto-e-branco e recebeu aclamação internacional. Em PURE, Anne descreveu a promessa absoluta de um recém-nascido e da beleza honesta de mulheres grávidas.

A gênese de um milagre,  e a colaboração artística de Anne com Celine Dion trouxeram alegria a Stacy, uma menina de nove anos lutando contra o câncro. Ela e Kel estavam muito perto de Stacy, que era um grande fã de Celine. Anne tinha ouvido falar que era fã de Celine dela, então ela pensou que poderia perguntar Celine se poderia manter contato com a menina. Ela o fez, e Celine telefonou Stacy em seu quarto de hospital. Foi então que Celine compreendeu  seus valores comuns, e as imagens e a música se tornaram Milagre, publicado simultaneamente em 22 países em 11 idiomas em 2004. 
 
Continuando suas doações, mais de 83.400 dólares da Filantrópica Geddes Trust foi doado em 2005 para o Sul da Ásia UNICEF Tsunami Relief Effort. Depois do furacão Katrina em os EUA, Anne e Kel forneceu mais de 20.000 itens de Anne Geddes roupa de bebê para beneficiar os bebês afetados. 

Também em 2005, Anne e Kel batizou o primeiro Anne Geddes loja de varejo no Downtown Disney ® Distrito, em Anaheim, Califórnia. Pela primeira vez, os visitantes puderam desfrutar de seleções de Anne de qualidade da arte de grandes estampas exibidas numa "galeria de visão."


Intensificação de trás da câmera, Anne falou sobre sua vida e arte em sua autobiografia, ansiosamente aguardada, um trabalho de amor, publicado em 2007, para aclamação internacional. Ela compartilhou detalhes de sua infância e adolescência, sua carreira se desdobrando, as histórias por trás dos bastidores sobre a criação de suas imagens, e sua profunda dedicação para ajudar a prevenir o abuso e negligência. Um trabalho de amor foi precedida por amada Pensamentos com Amor (2005) e seguido por Seja gentil com o jovem (2008). 
No início de 2009, a Professional Photographers of America (PPA)  deu as honras a Anne por sua prestigiada Lifetime Achievement Award, e recebeu uma ovação de despertar para o seu keynote em 2009, em Phoenix, Arizona.
Anne começa a trabalhar no primeiro de dois novos projetos em seu estúdio em Sydney, onde suas duas filhas agora trabalham ao lado dela.

Em maio de 2011, a Geddes Filantrópicas Trust foi presenteado com o prestigiado Prêmio do Fundador da Royal Alexandra Hospital for Children para honrar o impacto significativo da confiança continua na vida de crianças com doenças graves, e por doações para o Hospital Infantil Westmead's através da Fraternidade Geddes programa que começou em 1999. Anne e Kel estão adicionando agora o escopo do Trust, auxiliando no bem-estar materno em muitos países onde o parto é ainda uma questão importante sobre a saúde e o bem-estar da mãe e da criança. 

Hoje, imagens de Anne foram publicados em 83 países abrangendo a América do Norte, Europa, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, América do Sul, Oriente Médio, África e Ásia. Seus livros já venderam mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo e foram traduzidos em 24 línguas.


 anneanne

anneanne 

 

"Uma das características do génio é a intuição: ver sem esforço o que os outros somente descobririam com grande trabalho."Jaime Balmes

“A melhor visão é a intuição.” Thomas Edison