4 de out. de 2012

...Vissicitudes do nosso país :-(

                                                                                           Lourosa, 4 de Outubro de 2012
                                                                                           13:04
                                                                                      Aproveitar todos os bocadinhos a 
                                                                                  dedicar-me ao novo rebento "Querida Crise,"

Querida Crise,

Na hora do almoço entre as 12h30 e as 13horas, costumo apanhar a TV no Programa da Júlia Pinheiro, eu nem sou muito de colar à TV...mas há coisas que são inacreditáveis e nos chocam da pior forma...ouvi na diagonal "namorada esteticista, ao fim de 2 anos, burla namorado que conheceu através de Agência Matrimonial" o namorado ficou sem as poupanças de uma vida inteira, ele tem 57 anos...ela enganou-o tão bem que ele nunca soube o nome verdadeiro dela, ela conseguiu vender-lhe um terreno que nunca teve...entre outras coisas...em que país estamos nós?
Outra notícia, "Professor e tutor de criança de 13 anos detido por violar a mesma"...a sério? não entendo o que se passa com as pessoas, o que lhes passa pela cabeça...parece que de repente, em qualquer canto do país encontramos uma ala do Hospital Magalhães Lemos à solta...
Estas situações fazem-nos pensar...que o ser humano é imprevisível, quer para o melhor, quer para o pior...mas acho que alguns utilizam mais essa bipolaridade, mais para o mal do que para fazer o bem...o que é uma pena...devia ser precisamente o contrário...aproveitarmos o que temos de melhor...sim, porque não há ninguém que não tenha o lado mau e o lado bom...como costumo dizer "ninguém é só coisas más"...
Cabe a cada um de nós perceber isso...

...sms que bem que sabe, logo pela manhã!

                                                                                                  Lourosa, 4 de Outubro de 2012
                                                                                                  11:17

Querida Crise,

Já tinha saudades de ter uma mensagem escrita no meu telemóvel, logo pela manhã...e de alguém que recentemente visitei e tanto me emocionou...como duas pessoas que gostam tanto uma da outra conseguem estar tanto tempo sem se verem ou falarem?...sim estou a falar da minha mana, (prima Cris)...fez ontem uma semana, fui conhecer a Maria, o novo elemento da nossa família...falamos um pouco de tudo, contamos as novidades e trocamos algumas impressões sobre o passado, o presente e o futuro...ela tal como eu, tem momentos que não tem esperança no futuro...com agravante que tem duas filhas, a Maria com quase 7 meses e a Matilde de 5 anos...ambas somos docentes, embora eu por sentir já há mais tempo as dificuldades na minha área, procurei sempre áreas de trabalho alternativas, como escapatória ao desemprego...
Agora, secalhar começo a entender um bocadinho algumas vantagens de ser solteira e não ter filhos...na minha situação actual (desempregada), se fosse mãe, tivesse a minha família constituída...a esta altura estaria a dar o tilte por completo...

Então foi às 9:32 de hoje que fui surpreendida com esta mensagem:

"Bom dia, como tens passado? O teu quadro "brilha" de noite, tá lindo! Parabéns.Olha podes dizer-me quanto custou aquela capa dos chinocas do teu telemovel?Lembraste? Eu cá não tenho tido tempo para nada, é sufocante também...Já é normal com duas filhas e pequenas, mas então sozinha ainda não tomei 100% consciência de que tá tudo em cima de mim. 
Não me esqueço de ti.
Hoje vou fazer uns exames de manhã e uma ressonância ao fim da tarde.Bj"

"Olá mana :-)...também não me esqueci de ti...este mês, três dias por semana estou a frequentar dois cursos, à tarde Prevenção e Primeiros Socorros e à noite Espanhol...tenho tentado ocupar-me e pôr em prática muitas ideias que todos os dias me assaltam o pensamento...espero que os exames corram bem...em relação ao quadro fico contente que tenhas gostado, foi feito por mim com muito gosto e dedicação...acho até que foi o quadro que dei mais de mim...se puderes divulga o meu trabalho...pois é um sonho meu, dedicar-me a tempo inteiro a todas as coisas que gosto e sei fazer...sem duvida o mundo da arte fascina-me, quer os quadros para crianças, quer os quadros ditos normais...acho que os meus têm sempre um quê de diferente...terás oportunidade de ver outros trabalhos meus, espero eu...e preciso de pessoas que "critiquem" o meu trabalho para eu perceber  que posso melhorar...
Sabes o estar desempregada obrigou-me a sair da zona de conforto...porque o mercado de trabalho está terrivelmente competitivo...desde que trabalho nunca o vi assim...é como se toda a gente ao mesmo tempo se tivesse lembrado de pôr em prática as ideias / sonhos adormecidos...e tem sido um boom de inovação em todas as áreas...pode não ser mau, porque obriga as pessoas a serem muito boas no que fazem...mas pode ser mau porque não conseguimos ser todos iguais...eu estou sempre aqui para ti...quando te apetecer e puderes desde que eu também possa, podemos combinar alguma coisa! Bjinho para as três lindonas, Cris, Matilde e Maria, adorei conhecer as tuas filhas...não sabes a sortuda que és em ser mãe desses docinhos ;-)...é um sonho que um dia espero também realizar...nada como um dia de cada vez..."

"Tento levantar a cabeça, mas não ando bem. Nem posso falar em publico porque choro logo. É tanta confusão que tenho na cabeça. Um desgaste mental e físico este últimos 5 anos."

"Cris, tens de conseguir dar a volta por cima, dou-te um conselho, dedica-te nos bocadinhos que tens ao que mais gostas de fazer...sei que gostas de fazer várias coisas que secalhar não tens muito tempo, mas tens de assumir esse compromisso contigo mesma...e um dia vais perceber que isso te ajuda a sentires-te muito melhor! Por exemplo, eu comecei a dedicar-me à pintura, aos quadros, a escrever, a ler, a fotografar...sempre que posso, e tem-me ajudado imenso...desculpa que acabei por me esquecer, o preço da capa dos chinocas, acho que foi 2,50€ ou 3€..."

                                          O "quadro que brilha de noite" que ofereci à Maria :-)

Bom dia...A Amizade é como um push-up :-)


                                                  Lourosa, 4 de Outubro de 2012
                  10:35 / 11:10
                                                            Está um dia de Outono cheio de sol, 
                       Que maravilha!
Querida Crise,


Vou-te explicar quem é Sininho...
 Sininho (em inglÊs: Tinker Bell) é uma personagem fictícia na obra e no livro de James Mattew Barrie. É uma fada travessa, mas leal acompanhante de Peter Pan. Numa famosa cena, Sininho morreria se uma quantidade suficiente de pessoas não acreditasse em fadas. O seu maior sonho é "ter o tamanho de um ser humano normal, para poder abraçar Peter Pan", por quem é platonicamente apaixonada. Depois da versão filmada animada de 1953 de Disney, Sininho se converteu em figura representativa da Walt Disney Company, aparecendo em comerciais e introduções de programas, espalhando seu pó de fada com sua vara de condão. Apareceu na série de videojogos Kingdom Hearts como uma amiga que Sora pode convocar em horas difíceis.
Ora nem mais, eu "convoquei" Sininho para minha amiga também, pelas suas qualidades de fada...quem não precisa de uma fada nas horas dificeis?...alguém que nos dê alento e nos faça erguer a cabeça, pensar positivo, continuar a nossa luta, arranjar novas estratégias, reinventarmo-nos...esse é o caminho! 
Sininho é daquelas amigas que tem sempre uma boa palavra, um bom conselho para nos dar...e é desses amigos que preciso, dos que nos põem up...tipo push-up ...
Agora alguém desse lado pergunta:

O que significa push up,é um tipo de soutiens?

Achei caricata uma resposta que encontrei a esta pergunta (claro descontextualizada do sentido que pretendo atribuir, mas se pensarmos bem, até está dentro do contexto), por isso decidi publicá-la:

" É sim, esses com bojo ( com ferrinho ou aro) que levantam tudo!Óptimo para quem tem bastante, porque segura tudo, e óptimo para quem tem pouco dá a impressão que são maiores!" 

(http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100518180227AASandu)


Ora o leitor, deve estar a pensar, começa com imagem de Bom dia, com um desenho animado,  explica o que significa a personagem Sininho e acaba a explicar o que é o soutien push-up?...eu sou mesmo assim, gosto do improviso...nem eu quando comecei a escrever sabia que ia dar nisto :-)

 A amizade é como um push up, pode parecer estranha a comparação, mas se pensarmos bem, faz todo o sentido...levanta-nos para cima, dá-nos uma certa energia, melhora o nosso astral e transmite-nos algo que nos faltava...faz-nos sentir melhor!

 Um Excelente dia para vocês...não planeiem nada, façam como eu, funcionem de improviso...comigo funciona sempre melhor assim...atrevam-se também a improvisar...é uma questão de treino :-) !!


...4Feira, dia ZEN!

                                                                                                    Lourosa, 03 de Outubro de 2012
                                                                                                    23:00

Querida Crise,

Hoje aparentemente não tinha muito para fazer...foi um dia calmo, não tive formação nem de tarde nem à noite...e foi um daqueles dias que só me apetecia estar na preguiça...acordei cedo, infelizmente mesmo que eu queira, não consigo dormir até mais tarde aqui em casa...pois, bem ando a precisar de fazer uma cura de sono...daquelas de dormir 12 horas seguidas no mínimo, sem interrupção...não vai ser tarefa fácil, pois aqui não temos vizinhos em cima, em baixo ou dos lados, porque é uma casa e não um prédio...mas temos outros ruídos...até 3ªfeira tivemos o barulho ensurdecedor das musicas da maldita Festa Do S. Miguel...um dia acordei ao som de fado, noutro ao som de Quim Barreiros...nem queria acreditar, no que estava a ouvir mal acordei...e claro perde-se logo a vontade de dormir, pois não havia mesmo condições...à noite durante esses dias foi outro filme...durante o fim de semana, sentia-se ligeiramente o som da musica da Festa, a vibrar na minha janela...claro está, que mais parecia S.João, do que S. Miguel, pois não conseguia adormecer...tirando essas situações aqui da terrinha, são os enumeros ruídos desta casa...se eu não tivesse vivido aqui 32 anos da minha vida, pensava que aqui existiam fantasmas falantes...as pessoas que aqui vivem deitam-se quase com as galinhas e levantam-se quase antes do nascer do sol...ou seja, obrigam quase toda a gente a acordar também pelo ruído que fazem, ora liga a àgua, ouve-se o motor de pressão...no intervalo em que se desliga a água já estou aterrar outra vez...quase salto da cama porque houve alguém que abriu outra torneira e volta o barulho do famoso motor de pressão...não sei como nunca se lembraram de fazer uma sinfonia com este barulho...ouvi-lo 35 anos quase, é ser profissional já na área dos sons...porque não faz sempre o mesmo som...daí desenvolve apetência e o gosto pelo conhecimento dos sons...please, será assim tão caro substituir um motor de pressão por uma tecnologia mais avançada??...acho que vou falar com o padre para me ajudar num peditório para esta boa causa (o nosso padre é expert em peditórios, já conseguiu fazer coisas espantosas na freguesia sacando o dinheiro de quase todos, ele deve ser um mestre em técnicas de peditórios)...quero ter essa qualidade de vida pelo menos, conseguir dormir sem barulhos, pelo menos nas primeiras horas da manhã...temos também um portão exterior que emite uns sons nunca antes "ouvistos" (ouvido) como se diz aqui em Lourosa...mais conhecida pela "terra dos elhásticos", as pessoas têm essa apetência natural, de dizer tudo com lhe em vez de utilizar o le (l) ...no fundo bem lá no fundo, só peço para não perder a boa disposição, pois será um péssimo sinal de crise pessoal...
Hoje acabou por ser um dia agradável, estive com as minhas duas caçulas (sobrinhas), cada vez maiores...é sempre tão bom estar com elas, ouvir as aventuras delas, as novidades, o que pensam sobre as coisas...sim, porque já estão crescidas e cada vez mais já participam nos diálogos sérios cá de casa...e isso só revela a essência e o conteudo que têm...mas nunca hei-de deixar de desejar que elas voltem a ser pequeninas e a quererem estar sempre ao pé de nós...é tããooo boooomm...mas claro que também é bom ver o desenvolvimento delas, deixa-nos muito felizes!

A vida nova continua...amizade, união, entreajuda,brio e educação cabem em todo o lugar!

                                                                                                Lourosa, 2 de Outubro de 2012
                                                                                                12:25
                                                                                                 Casa dos pais

Querida Crise,

Esta é a primeira semana, após 2 anos e meio a viver sozinha...primeira semana de volta a casa dos meus pais...ainda ando a tentar vender coisas, ainda tenho a mala do carro cheia de tralha, 3 candeeiros, a placa do fogão, a esfregona...aquelas ultimas coisas, que ficaram para o fim...tenho feito tudo para ancarar esta mudança como sendo necessária para mim e o futuro que se avizinha...como costumo dizer "fiz o que tinha de ser feito" tendo consciência da minha realidade (sozinha), as dificuldades que iria passar, etc...só agora perto da hora do almoço tive um bocadinho de tempo para vir à net...estive ocupada toda a manhã, o tempo voou...mas essa sensação é boa, é sinal que fiz alguma coisa...e diga-se de passagem, que ultimamente não me falta o que fazer...ou arrumar coisas que vieram do apartamento e ainda estão em sacos, à espera que eu decida o que lhes vou fazer...se vendo, se guardo, se dou...
Aproveitei esta altura também para premiar, por exemplo, os meus vizinhos do 1º Direito Traseiras, um casal de meia idade, muito simpático e anfitrião, sempre com um sorriso no rosto e sempre com boas palavras ao cruzarmo-nos, no elevador, no corredor, na cave, etc...cheguei a ter de recorrer a eles, em algumas situações caricatas de aflição, a chamada "trenguice"...depois ria-me sozinha das figuras que fiz, em ter de pedir ajuda e lhes contar que me tinha esquecido da chave dentro do elevador, quando estava eu a tentar empurrar para dentro do mesmo, as caixas da nova televisão e do home cinema...o meu vizinho lá me ajudou a levar as coisas e a recuperar a chave...
A ultima vez que o chateei, foi para tirar os candeeiros, aparentemente uma coisa simples, mas um autêntico quebra-cabeças para mim...então decidi na ultima 6feira tocar à campainha e pedir mais uma vez ajuda ao Sr. Berlarmino. Após uma verdadeira aventura, eu, o Sr. Berlarmino e a esposa D. Fernanda, lá conseguimos tirar os quatro candeeiros. No fim, ainda me convidaram para jantar com eles, foi um gesto nobre sem duvida. Aceitei pela oportunidade do convívio com aquele casal absolutamente admirável, que sempre me tratou tão bem. Nunca me hei-de esquecer do que me diziam sempre que me ajudavam em alguma coisa: "A menina não se esqueça que não está sozinha, nós estamos sempre aqui" é tão bom termos vizinhos assim. Uma vez, na garagem estava eu e o Sr. Berlarmino a tentar tirar o carro e o portão não funcionava, só subia até meio...o Sr. Berlarmino é mais baixo do que eu e eu não sou alta...tenho estatura média 1,64, ou seja, estava ali um bico dobra, porque era preciso puxar um fio que estava no tecto para fazer subir o portão todo. Nada como as pessoas se entenderem e perceberem, que unidas podem fazer muito! Acho que existiu sempre reciprocidade na amizade que tenho com esse casal. Então como tinha os meus arrumos mais próximos do portão, sugeri ir buscar um banco, que nos poderia ajudar a subir e a puxar o fio mágico, que nos iria abrir o portão!
Hoje fiquei surpreendida, ao receber um e-mail de feedback, de uma das candidaturas que apresentei para a minha área. Tenho reparado que, não é comum terem este tipo de gesto, por parte das empresas. O que transmite uma enorme falta de brio e educação! Passo a transcever, o e-mail de facto digno de publicação, para exemplo a ser tomado por outras Empresas e Instituições, como forma de educação e respeito pelos milhares de candidatos que hoje lutam por um trabalho. Sabemos que está difícil arranjar trabalho, mas fica sempre bem este tipo de resposta! Sentimo-nos minimamente esclarecidos, de que alguém analisou o nosso currículo.

Exmo. (a) Senhor (a),

O processo de recrutamento que encetámos resultou mais difícil do que antevíamos, uma vez que muitos candidatos possuíam apreciáveis qualificações, o que dificultou a nossa tarefa.
Lamentamos informar que a nossa escolha recaiu sobre outros candidatos que possuíam mais experiência neste sector de atividade.

Estamos certos que, num futuro próximo, irá encontrar um lugar compatível com as suas qualificações, pois os seus conhecimentos e méritos são indiscutíveis.

Agradecemos a candidatura que teve a gentileza de nos enviar e desejamos-lhe muito êxito na sua vida profissional.

Caso pretenda manter os seu dados na nossa base de dados, pf envie e-mail com a confirmação.

Portal D’ideias, Lda
[Dep. Recrutamento]