12 de fev. de 2013

O trevo


O trevo de quatro folhas 

"O número quatro, é considerado mágico em muitas culturas, por vários motivos: são quatro os pontos cardeais, as estações do ano, os elementos alquímicos (terra, ar, fogo e água) e as fases da Lua. Quatro são as letras do nome de Deus (YHVH, Javé) entre os hebreus; número também dos evangelistas e dos braços da cruz, entre os cristãos. “Por fim, a soma dos quatro primeiros números resulta em dez, símbolo de completude sagrado para os pitagóricos e, claro, base do sistema decimal”, afirma o filósofo Mário Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em religiões. Acredita-se que o uso do trevo de quatro folhas como talismã tenha se originado com os druidas, sacerdotes dos celtas, povo que ocupou a Europa no primeiro milênio a.C." Cecília Borges



Diz a lenda, "que a raridade de um trevo-de-quatro-folhas o transformou em um poderoso amuleto. Os antigos magos druidas, que habitavam a Inglaterra por volta do ano 300 a.C., acreditavam que quem possuísse um desses trevos poderia absorver os poderes da floresta e a sorte dos deuses - com isso, também adquiria o dom da Prosperidade. Ainda segundo a lenda, para que se tenha sorte com o trevo-de-quatro-folhas, é preciso ganhá-lo de presente e depois presentear três pessoas.

O trevo de 4 Folhas é o símbolo mais tradicional de boa sorte. Quando se ganha um trevo de quatro folhas, diz a tradição, a pessoa recebe votos de prosperidade, saúde e fortuna. Ainda segundo as tradições, a cada trevo que se colhe, brotam seis novos, multiplicando a sorte para todos.

Existem muitas curiosidades a respeito desta planta. Uma delas descreve que cada folha do trevo tem um significado: ESPERANÇA - FÉ - AMOR - SORTE.

Todo ano na Irlanda e em alguns países onde há grande concentração de Irlandeses é comemorado o Dia do Trevo, ou como é conhecido entre os cristãos: O Dia de São Patrício, mas o trevo utilizado nesta festa é o trevo de três folhas, que foi o símbolo escolhido por São Patrício para representar a força do Cristianismo quando ele conseguiu converter alguns druidas.
Pela grande procura do Trevo de Quatro Folhas hoje já é possível cultivá-lo, mas se faz necessário que eles estejam à uma temperatura de 25°C e precisam estar em lugares que chovem muito, ou até mesmo serem regados no mínimo três vezes por semana. Além disso, são plantas dorminhocas que precisam estar no minimo 08 horas diárias em lugares de escuridão para crescer e se desenvolver melhor.

Quando encontrar um trevo de quatro folhas, o ideal é que o dê de presente a um ente querido e próximo, pois assim, ambos serão mais afortunados e prósperos."



Cuide-o do seu trevo, ofereça-o a quem deseje, e não se esqueca que SORTE não se perde! Devemos estar preparados para as adversidades, para viver e trabalhar honestamente. 
O resto vem no momento certo, para a pessoa certa, pela maneira correcta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário