22 de fev. de 2013

FRASES E CONSELHOS DO MESTRE MIYAGI (KARATE KID)

 
Os 20 Ensinamentos do Karatê JKA
 Mestre Funakoshi
O Mestre Gichin Funakoshi escreveu o Niju Kun, conhecidos como os Vinte Ensinamentos do Karatê Shotokan, que formam as bases da arte. Dentro destes princípios, baseados fortemente em Bushido e Zen, reside a filosofia da JKA: 
1.            空手道は礼に始まり礼に終る事を忘るな Karate-do wa rei ni hajimari rei ni owaru koto a wasaruna Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação. 
2.            空手に先手なし Karate ni sente nashi No Karate não existe atitude ofensiva.
3.            空手は義の補け Karate wa, gi no taske O Karate é um assistente da justiça.
4.            先づ自己を知れ而して他を知れ Mazu onore o shire, shikashite ta o Shire Conheça a si próprio antes de julgar os outros.
5.            技術より心術 Gijitsu yori shinjitsu O espírito é mais importante do que a técnica.
6.            心は放たん事を要す Kokoro wa hanatan koto o yosu Evitar o descontrole do equilíbrio mental.
7.            禍は懈怠に生ず Wazawai wa ketai ni seizu Os infortúnios são causados pela negligência.
8.            道場のみの空手と思ふな Dojo nomino karate to omou na 
O Karate não se limita apenas à academia.
9.            空手の修業は一生である Karate-do no shugyo wa isssho de aru O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida.
10.         凡ゆるものを空手化せよ其処に妙味あり Ara yuru mono o karateka seyo; sokoni myomi Ari O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana
11.         空手は湯の如し絶えず熱度を与えざれば元の水に還る Karate Wa Yu No Gotoku Taezu Netsu O Atae Zareba Motono Mizuni Kaeru O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.
12.         勝つ考は持つな負けぬ考は必要 Katsu kangae wa motsuna; makenu kangae wa hitsuyo Não pense em vencer, pense em não ser vencido.
13.         敵に因って轉化せよ Tekki ni yotte tenka seyo Mude de atitude conforme o adversário.
14.         戦は虚実の操縦如何に在り Tattakai wa kyo-jitsu no soju ikan ni Ari A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU).
15.         人の手足を剣と思へ Hi to no te-ashi wa ken to omoe Imagine que os membros de seus adversários são como espadas.
16.         男子門を出づれば百万の敵あり Danshi mon o izureba hyakuman no teki Ari Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.
17.         構は初心者に後は自然体 Kamae wa shoshinsha ni atowa shizentai No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.
18.         形は正しく実戦は別物 Kata wa tadashiku, jisen wa betsumono A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente.
19.         力の強弱体の伸縮技の緩急を忘るな Chikara no kyojaku tai no shinshuku waza no kankyu Não se esqueça de aplicar corretamente:  alta e baixa intensidade de força; expansão e contração corporal; técnicas lentas e rápidas.
20.         常に思念工夫せよ Tsune ni shinen ku fu seyo Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.
http://www.nkkbrasil.com.br/home/index.php?option=com_content&view=article&id=86%3A20-ensinamentos&catid=37%3Afilosofia-do-karate-jka-&Itemid=55 

O que é Karatê?
Karatê é uma arte marcial e sistema de auto-defesa que originou-se centenas de anos atrás, em Okinawa, mas foi fortemente influenciado por uma ainda mais antiga tradição da China.

Literalmente, "Karatê-Do" significa "o caminho das mãos vazias", referindo-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo. Karatê é muito mais do que meramente o físico. É fundado sobre uma grande tradição filosófica e espiritual baseada em princípios do Bushido e Zen-budismo. Através da árdua prática e treinamento, o Karatê desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter.
 
Qual é o propósito e objetivo do Karatê?
O principal objetivo do Karatê não é a proeza física ou ganhar competições, mas o desenvolvimento do equilíbrio, harmonia, vigor físico e espiritual através do rigoroso e disciplinado treinamento. O Karatê ensina-o de forma natural, ação sem esforço desnecessário, inspira-o com totalidade, paz e integridade do caráter que imensamente enriquecem o seu dia-a-dia.
Quais os benefícios da prática do Karatê?
O Karatê tem enormes benefícios para o corpo, mente e espírito. Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença. Mentalmente, o Karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco. Espiritualmente, o Karatê constrói confiança, desenvolve e aumenta o auto-controle, a serenidade e a paz. Ao longo do treino consegue-se visualizar a verdadeira razão "Shinga".

Quanto tempo leva para aprender Karatê? 

Depende de você. Quanto mais você pratica, mais você irá melhorar (para toda sua vida).

Não há limite para dominar o Karatê, não há "destino final", no qual você pode chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário