28 de out. de 2012

Gestos que falam

Gaia, Setembro 2012

A vida é feita de pequenas coisas, pequenos gestos…mas esses é que contam verdadeiramente…ontem, domingo à tarde, preenchido por, um belo passeio a pé entre Aguda e a Granja, onde eu e uma amiga, paramos para lanchar e conversar…companheira de tantos momentos, bons e maus…já trilhamos um pouco de tudo na vida uma da outra…
Curiosamente ontem, depois de vir embora da Aguda, ao ir ao Pingo doce fazer umas compras, deparei-me com uma boa disposição, fora do normal…apetecia-me sorrir para toda a gente…e ajudar as pessoas “perdidas”…deixei passar à minha frente uma senhora na fila para a caixa…e senti-me tão bem comigo ao fazer esse gesto…que quase ninguém faz…surpreendi aquela senhora, que tinha apenas uma pizza na mão e estava entre duas caixas a olhar para um lado e para o outro, a observar em qual das duas se poderia meter, para ir embora mais rápido…aquela senhora de porte médio, de olhos muito azuis e com o rosto cheio de rugas, marcas do tempo e do que já passou ao longo da sua vida…foi tão bom ver o sorriso que ela me devolveu quando lhe disse, “Pode ir à minha frente!”…a senhora ficou tão grata…acho que ela não estava acreditar no gesto, que eu estava a ter com ela…a senhora pagou e foi embora, depois foi a minha vez, já estava eu quase a pagar…e senti uma mão no meu braço...a senhora veio para trás, agradecer-me novamente, com aqueles olhos muito azuis cheios de gratidão, retribui-me com um sorriso  sem fim…fixei aquela imagem para sempre…como um gesto tão simples, pode fazer tão bem, para ambas as partes?...
As pessoas hoje esquecem-se tanto de praticar o bem…devemos fazer o que gostamos que nos façam…sempre…foi um dos grandes exemplos, que tive sempre, da minha mãe…"mesmo que te façam alguma coisa que não gostas, não deves repetir…mas dar a outra face e mostrares que és diferente, praticar uma boa acção com quem te fez mal ou não…" ...palavras sábias, esperanças e experiências longas de vida traduzem gestos / lições nobres!
O importante é que me estava a sentir bem…e nem eu sei de onde veio, aquela súbita vontade de sorrir para toda a gente e ajudar…mas reparei, que apenas me devolviam o sorriso, as pessoas com mais idade…talvez porque, elas já conseguem perceber coisas, imperceptíveis aos mais novos…



Nenhum comentário:

Postar um comentário