28 de out. de 2012

Conselhos aos pais!

PAI/MÃE AJUDA-ME A CRESCER...
  •  Leva-me ao jardim ou ao campo, à praia. Deixa-me apanhar conchas, folhas, pedrinhas e outros materiais para depois brincar com eles.
  •  Deixa-me descobrir os animais.
  •  Leva-me quando vais às compras.
  •  Ensina-me a ver museus.
  •  Vai comigo à feira.
  •  Leva-me ao cinema e ao teatro.
  •  Escuta-me quando falo do que vivi e dialoga também comigo.
  •  Colabora quando peço para levar coisas pequeninas, para que eu  e os meus amigos possamos transformar em algo de bonito.
  •  Aceita o meu convite quando peço para me acompanhares à minha sala e participa no mundo que eu e os meus colegas criamos.
  •  Vê o que eu e os meus amigos fazemos.
Desenvolvimento Socio-afectivo

  •  Deixa-me brincar com outras crianças. 

  •   Ajuda-me a aprender a repartir.
  •   Ensina-me a aceitar os outros.
  •  Não me facilites tudo...
  •   Dá-me oportunidade de aprender. 

Desenvolvimento da Linguagem   
  •  Dialoga comigo, usando palavras que eu possa entender.
  •   Conta-me ou lê histórias, poemas, lengas-lengas.
  •   Canta comigo, deixa-me aprender.
  •   Interessa-te pelo que faço.
  •   Oferece-me livros, ajuda-me a compreendê-los.
  •   Deixa que eu exprima os meus sentimentos.
  •   Mesmo que eu ainda não fale, conversa comigo.
  •   Se pronuncio mal, não me imites, fala comigo correctamente.


  • Desenvolvimento Sensorio-motor

         Ajuda-me a utilizar activamente os materiais de desperdício (caixas, tampas, rolos de cartão, etc.).
  •   Deixa-me ajudar-te quando cozinhas.
  •   Fala-me das minhas roupas.
  •   Ouve música comigo.
  •   Deixa-me cantar.
  •  Permite que transporte objectos de um lado para o outro.
  •   Deixa-me brincar com terra, água ou areia.
  •   Ensina-me a ter cuidado com os objectos perigosos, não me proíbas só, de os utilizar.
  •   Deixa-me utilizar os objectos desde que os riscos que corro não sejam grandes.
  •   Ao arrumar os meus jogos, pede-me para os separar, agrupando-os segundo as suas características.

  • Desenvolvimento Psicomotor

    •  Leva-me para locais com espaço onde eu possa conquistá-lo, brincando e correndo  livremente.
  •   Deixa-me começar a vestir-me e calçar-me sozinho.
  •   Leva-me a praticar natação.
  •   Permite que me alimente sem ajuda e dá-me alimentos que eu tenha de mastigar.
  •   Corrige a minha postura.
  •  Deixa-me subir e descer escadas.

  •  
    Desenvolvimento da Expressão Plástica 
    •    Oferece-me material para pintar, desenhar, modelar, colar...
    •   Quando fizeres rissóis, dá-me um pouco de massa para eu modelar.
    •   Deixa-me trazer para casa o que eu apanho da natureza no exterior para que eu as possa utilizar nos meus trabalhos.
    •   Permite que utilize as coisas que não prestam a fim de as transformar, dando largas   ao meu poder criativo.
    • Não desvalorizes o que faço. Procura dialogar comigo, mostrando que aprecias, mesmo que não entendas. 
    •   Incentiva-me a ser cuidadosa no que faço e a fazer sempre melhor.
     
      Expressão Musical
    •  Façamos cantar, ouvir, mexer... as crianças e deixá-las ser pássaros, insectos, os rios, as árvores, as aves...
  • Com o contributo da música ainda se vai a tempo de lutar contra os presságios funestos das estatísticas pois ela é Vida, Arte, Criatividade, Momento...

  • Em suma a musica é um elemento valioso no desenvolvimento global da criança e de todas as suas potencialidades. 


  • Artigo escrito, para o Jornal de parede da Maternal I (sala de Creche 1/ 2 anos Jardim de Infância Jean Piaget Lourosa) pela estagiária Educadora Mª Céu, 2004.
      

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário