1 de nov. de 2012

Sabem o que é uma citologia?


Querida Crise,


Este mês tinha recebido uma carta, por parte da Unidade de Saúde de Lourosa, a informar que teria de me apresentar dia 30 de Outubro, para um rastreio do colo do utero.
Na 4ªfeira lá me apresentei antes da hora marcada para fazer o rastreio. Após um compasso de espera, fui atendida pela Enfermeira Liliana, já nos conhecemos há alguns anos...deste tipo de rotina, as idas anuais ou semestrais para consulta ou exames gerais.
Desta vez, pela carta percebi que se tratava de uma situação nova, para mim enquanto paciente. 
Inicialmente, foi-me explicado  em que consistia este rastreio e no porquê de estar a ser realizado. O IPO está a fazer a uma um rastreio numa amostra de mulheres com idades terminadas em 5 ou 0, neste caso existe uma continuidade neste tipo de exame. Será realizado de 5 em 5 anos. Como forma, de examinar as células do colo do útero e verificar se está tudo bem ou algo anormal.
 No fim do diálogo com a enfermeira, deu-me um livro 2 em 1, que se encontram nas duas imagens que podem ver abaixo.
De um lado do livro, fala sobre a Citologia e ao virarmos ao contrário temos outro livro que nos elucida sobre os Nódulos da Mama. Sem dúvida dois livros com informação pertinente, numa linguagem simples e acessível a qualquer mulher.
Considero este tipo de iniciativa, muito importante e de aproveitar, uma vez que, este tipo de exame é caro se fosse custeado pelo próprio paciente.

O que é uma citologia?

Chama-se Citologia ou teste de Papanicolaou é o exame que permite observar as células do colo do útero. Consiste na passagem de uma escova no colo do útero para colheita de células, que depois são observadas no laboratório. As células são examinadas para verificar se têm alterações potencialmente perigrosas ou cancerosas.
Trata-se de um teste seguro e eficaz, desde que seja feito com regularidade!

Quando se deve fazer uma citologia?

A primeira citologia deve ser feita dois a três anos após ter tido as primeiras relações sexuais. Se o primeiro teste for negativo, deve repeti-lo um ano depois e, caso se mantenha negativo,basta fazê-lo de 3 em 3 anos.

O que devemos saber sobre Nódulos na mama?

A maior parte dos nódulos da mama não são cancerosos! Correspondem a nódulos benignos (fibroadenomas) ou a outras aletrações relacionadas coma Doença Fibroquística da Mama.
Quando se detecta um nódulo é fundamental conhecer a sua origem com toda a segurança e isso só é possível, perante o seu estudo histológico.

A Citologia, o auto-exame da mama, exame médico e mamografia, são exames que podem salvar-lhe a vida!

Nunca se esqueçam que "mais vale prevenir do que remediar!"




Nenhum comentário:

Postar um comentário